iPad substitui papel na TNT Airways


Os manuais de voo utilizados nos aviões da TNT Airways vão passar a ser substituídos por tablets iPad a partir de janeiro de 2015. A empresa anunciou a eliminação de todos os documentos de voo em papel nos cockpits dos seus 50 aviões que operam à escala global e que os seus 274 pilotos já receberam um tablet Apple iPad Air, como parte de um projeto que prevê a atualização das ferramentas de navegação e operação para soluções totalmente digitais.

Segundo informa a empresa em comunicado, “cada iPad poderá substituir os manuais com 50 quilos de papel normalmente usados pelas tripulações em cada voo. A ausência de papel irá também simplificar a atualização dos documentos de voo, uma vez que essas atualizações passarão a ser geridas centralmente por via eletrónica, independentemente da localização das tripulações”.
A aprovação para usar os iPads como ferramenta de trabalho durante os voos foi garantida após um período de seis meses de validação, durante o qual as Autoridades Belgas de Aviação Civil investigaram se estavam cumpridos todos os requisitos e condições de segurança.
A TNT explica que todos os manuais operacionais são colocados nos chamados Pacotes Eletrónicos de Voo (PEV) através de uma atualização automática, usando para o efeito uma ferramenta denominada AirWatch Secure Content Locker.
Os tablets iPad Air dos pilotos incluem de origem o sistema operativo iOS 8, bem como as aplicações Jeppesen FliteDeck Pro 2.5, Airwatch Secure Content Locker 2 e Deicing Holdover 1.3.


Informações: TNT Express

Fonte: press TNT Portugal
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...