
Quanto ao parque mundial instalado de equipamentos HD DVD - cerca de 1,6 milhões, segundo a Toshiba - irá ser mantida toda a assistência técnica.
Só o mercado norte-americano representou em 2007 vendas de 600 mil leitores e videogravadores, a que se juntam 300 mil drives para a consola de jogos da Microsoft e outras 300 mil vendidas com os notebook Toshiba. Os restantes equipamentos de mesa distribuíram-se pelo resto do mundo.
As razões da derrota
Para a decisão da Toshiba contribuíram os sucessivos abandonos de empresas parceiras – directa ou indirectamente – na promoção do formato. A meio de Fevereiro a cadeia norte-americana de lojas de retalho Wall-Mart anunciou que iria deixar de vender discos e aparelhos HD DVD, decisão seguida pelas cadeias Netflix e pela BestBuy. No domínio dos estúdios cinematográficos o formato foi recebendo várias “machadadas” ao longo dos meses, com a mais recente a ser dada pela Universal, que no início de Fevereiro anunciou que iria focar as suas edições domésticas de vídeo no Blu-ray. Já em Janeiro a Warner anunciara o fim das edições de vídeo em HD DVD e o seu apoio exclusivo ao Blu-ray, decisão que o presidente da Toshiba admitiu ter tido “um impacto tremendo” para a decisão tomada pelo fabricante. “se tivéssemos continuado isto iria criar problemas para os consumidores e nós, simplesmente, não teríamos hipóteses de ganhar” esclareceu Atsutoshi Nishida em declarações à agência Associated Press.
Fonte: comunicado Toshiba e Associated Press